sexta-feira, 9 de setembro de 2011

REPORTAGEM EM JORNAL DO BAIRRO

JONATHAN ALCALÁ
do Rudge Ramos Jornal

O morador de São Bernardo Marcelo Cerdeira ganhou o primeiro aquário do pai quando tinha oito anos e, desde essa época, começou a gostar de peixes. Ele trabalhou em loja especializada em aquarismo e montou o primeiro aquário em 1981. Atualmente, cria betas como hobbie.

O interesse pelos betas começou depois de trabalhar em uma loja de aquários de um amigo, onde aprendeu a reproduzir peixes. “Fiquei maravilhado pelo peixe, pelas cores e particularidades dele”, afirmou Cerdeira.

Segundo ele, alguns de seus betas duraram cinco anos, sendo que a média de vida é de dois anos. “Trato meus peixes com carinho, uso alimentos vivos, e cuido da água como qualquer um. Acredito que Deus vê minha paixão por eles e os faz viver mais”.

Durante os 29 anos de histórias com os peixes, Cerdeira contou que, quando seu filho, José Augusto, nasceu, precisou colocá-lo para dormir no quarto dos pais. O quarto do garoto havia se transformado em uma estufa com 22 aquários de betas, disse.

O filho está presente com o pai em feiras e eventos ligados a peixes, mas o garoto não tem a mesma paixão que o pai. “Achei que ele fosse ficar mais empolgado com os betas, mas não foi genético. Hoje ele tem só um aquário”, explicou Cerdeira.

Dedicação - Para quem tem vontade de criar betas, é preciso dedicar duas a três horas diárias. Também é necessário comprar um bom casal da espécie para procriação e equipamentos para o aquário. O investimento inicial é em torno de R$ 150 a R$ 300.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EDSON MARQUES LOPES


EDSON MARQUES LOPES,Professor de Matemática,Secretário de Esporte e Cultura do município de Ribeirão Pires,ativo na política,aquarista .No dia 20 de dezembro de 2007,partiu dessa pra melhor,mas não é sobre a morte e sim sobre a vida dele que escrevo.
Uma das melhores cabeças pensantes da minha época,tive a oportunidade de conhecê-lo nos idos de 1985,1986,de humor ácido,por muitos tido como briguento e antipático,o que ele não tolerava,era fraude.Uma vez enganado,pra se reconquistar sua amizade...........
Criava pombos ornamentais,canários de porte e cor ,galinhas ornamentais,galos de briga,roedores,e algo em torno de 400 espécies de peixes,muitos deles raros e de difícel procriação,algo que só possível,na mão de um grande conhecedor da fauna aquática.Envolvido com muito dos melhores criadores da atualidade,mantinha contato com criadores como Ralph Tran,Kenjiro Tanaka,e outros,o que lhe permitia,ter acesso ao que havia de melhor,no mundo dos ornamentais.
Deixo estas,pra que gerações futuras,possam ao menos ,ter ciência do grande aquarista que perdemos,visto várias listas de discussões,revistas do ramo,terem noticiado seu falecimento.

Com estima e saudade,dos encontros em sua casa,bem como da sua amizade,agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de conhecê-lo,e falar pra você,o quanto te admirava e respeitava em vida olhando no olho.